top of page
Foto do escritorMarina Soncini

Algumas coisas fogem das mãos

Atualizado: 22 de ago. de 2023


Algumas coisas fogem das mãos. Quem conhece o desejo, encontra a vontade mas atravessa correndo a possibilidade. Você pode tentar de tudo, e deve tentar de tudo o que estiver ao seu alcance, mas as vezes, não depende só de você. Depende de um tanto de sorte, de um acontecimento específico ou da falta de um. Dos privilégios que talvez você não tenha tido e que tornaram tudo mais difícil. De um evento climático ou de uma mudança governamental.


Talvez seja difícil aceitar de primeira que um longo esforço e dedicação podem não ser suficientes, mas infelizmente faz parte. Faz parte por diversos motivos, alguns aceitáveis outros bem difíceis de engolir, mas todos existem e moldam nossa vida mesmo que minimamente. Talvez lidar com a realidade seja a única saída quando nada mais se pode fazer.


As vezes cabe ter raiva, e em outras cabe confiar. Quando for o caso da raiva, que a gente procure força pra transformar a raiva em resistência, e então em – tentativa de – mudança. Quando cabe a confiança, que a gente a deixe tomar conta e fique na torcida da lua com raízes no chão. Que a ansiedade não nos domine a ponto de nos paralisar.


Ter fé no que você escolher é importante. É importante para te possibilitar ir além do que você acha que pode, é importante para te fazer sonhar sem se perder do presente. Confie em você, ou em mim, ou no que te trouxer mais calma, porque se eu aprendi algo nessa pandemia foi que a gente precisa tirar um respiro de algum lugar, e o único que me foi possível até agora foi confiar em algo que não consigo nomear.


Não vou tentar defender esse meu ponto, porque me parece tão pessoal. Só vou reforçar que a esperança é necessária em tempos de dúvida, e ela não pode ser cega tanto quanto não deve ser cética. Confie minimamente no que você é, no que você faz e fez. Apesar dos pesares, estamos sempre fazendo nosso melhor. Se vier o esperado, sorte a sua, e se não vier, a confiança também vai te consolar.


Sigo torcendo por todos os sonhos.


Comments


bottom of page